Luto

Bolsonaro lamenta morte de Jô: 'Divergências pouca diferença fazem'

Presidente prestou homenagem em rede social

Presidente evidenciou divergências políticas e definiu Jô Soares como grande personalidade brasileira
Presidente evidenciou divergências políticas e definiu Jô Soares como grande personalidade brasileira |  Foto: Redes Sociais
  

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou a morte de Jô Soares nesta sexta-feira (5) por meio de publicações no Twitter. Os presidenciáveis Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) também se manifestaram.

Leia+: Jô Soares morre em hospital de São Paulo, aos 84 anos

Leia+: Jô foi visto em público pela última vez quando vacinou contra Covid

Leia+: Mito? Relembre polêmica envolvendo Jô Soares e Carla Perez

Na série de tweets, o atual presidente evidenciou divergências políticas e compartilhou uma foto durante participação no Programa do Jô ocorrida no ano de 2007. 

Inclusive, Bolsonaro relembrou que era duramente criticado pelo apresentador. "Independentemente de preferências ideológicas, Jô Soares foi uma grande personalidade brasileira que conquistou a todos com seu modo cômico de discutir assuntos profundos", escreveu Bolsonaro.

Em cartas abertas publicadas pela Folha de São Paulo, Jô costumava criticar falas e posicionamentos do presidente. Em uma delas, Jô chegou a chamar Bolsonaro de “o rei dos animais”. 

“Meditei muito, passei a noite sem dormir, mas antes de apagar a luz estava começando um filme da Metro com aquele rugido característico: para mim, aquela mensagem foi decisiva. Pude finalmente dormir em paz: a sua definição é perfeita: vossa excelência é o leão. Vossa excelência é o rei dos animais!”, opinou o humorista.

Esses choques de incompatibilidade não eram recentes. Em 2014, Jô já demonstrava sua revolta contra Bolsonaro. Durante a gravação de um episódio de seu programa, o apresentador relembrou uma fala do até então deputado, Jair Bolsonaro, contra a também deputada Maria do Rosário. 

Na tribuna da Câmara, em dezembro de 2014, Bolsonaro disparou: "Fica aí, Maria do Rosário, fica. Há poucos dias, tu me chamou de estuprador, no Salão Verde, e eu falei que não ia estuprar você porque você não merece. Fica aqui pra ouvir [sic]".

Ao comentar sobre o vídeo em seu programa, alguém da plateia gritou "Viva Bolsonaro!". O apresentador, então, se surpreende e questiona quem havia dito aquilo, que para ele era considerado "um absurdo". Momentos depois, um homem se manifesta e defende dizendo que "entende" Jair.

Jô pede uma explicação, e o homem justifica que Bolsonaro havia sido mal interpretado. Jô, então, ironiza e diz: "Já ouvi muita bobagem na minha vida, mas essa supera a de Bolsonaro".

Lula, Ciro e Simone

O candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) fez uma publicação em suas redes sociais, comentando da sua tristeza com a morte do artista: “O Brasil amanheceu muito triste, com menos motivo para rir e menos ágil no pensar. Perdemos Jô Soares, uma das nossas maiores referências de inteligência, talento e humor. Descanse em paz querido Jô e receba, de todos nós, aquele carinhoso e agradecido beijo bem gordo”, afirmou.

A também candidata à presidência, Simone Tebet (MDB), se solidarizou com os familiares de Jô e lamentou sua morte. "Uma grande tristeza. O ator, diretor, escritor, humorista e brilhante Jô Soares nos deixou nesta manhã aos 84 anos. Seus personagens marcaram nossas vidas e o Brasil aprendeu muito com sua inteligência. Meus sentimentos aos familiares e amigos", disse.

< Lateral do Flamengo sofre acidente inusitado e precisa levar pontos Governador do Rio decreta três dias de luto por morte de Jô Soares <